FISICA QUANTICA E SUAS EXTRAPOLAÇÕES

14/08/2012 00:24

Física Quântica, assim como Física Nuclear é "Física Pesada". É uma ciência prática que nasceu dos experimentos em laboratório. Não foi a teoria que gerou a Física quântica como na Relatividade de Einstein, foi o caminho inverso: foram os experimentos que geraram a teoria, mesmo que na "marra" como ocorreu nos episodios em torno das experiencias observadas por Max Planck que introduziu sua constante - algo obscura para ele - para que as equações matemáticas geradas pudessem se conformar com a relação entre as variaveis que ele obtia nos gráficos representativos dos fenomenos.

Logo, a Ciência obtida foi inicialmente toda "empírica". E é necessário sabermos discernir neste ponto as "extrapolações filosoficas e conceituais" dos resultados obtidos diante da prática do laboratorio em que se media diretamente o fenomeno. A Física aplicada é uma coisa e a Física Teórica é outra. Em Física quântica e mecânica quântica, no que se refere ao seu aspecto filosofico e conceitual, existem correntes de interpretação dos fenomenos observados, como por exemplo a de Copenhague, desenvolvida teoricamente por Bohr.


E é claro, hoje vemos diversas interpretações e extrapolações destes conceitos, levando-os inclusive para o campo mistico e espiritualista. Mas é bom que tenhamos em mente que eles são o que são: extrapolações, especulação, teoria e não verdadeiramente "quesitos provados e demonstrados" porque neste ponto até onde eu sei, só há aceitação da comunidade de físicos do mundo (phd's, especialistas) quando os fenomenos podem ser repetidos inumeras vezes ou quando podem ser medidos e quantificados. Mas podem ser validados temporariamente como "hipoteses de trabalho" e apenas isso...

Lembremos o seguinte:

Em O Livro dos Médiuns, capítulo XX item 230, o Espírito Erasto nos alerta: "É preferível rejeitar dez verdades do que aceitar uma mentira."

Logo é prudente não veicular certas especulações com a manchete de que elas provam ou demonstram postulados espiritas com o risco de sermos tachados de ridiculos por aqueles individuos que consomem metade da sua vida na pesquisa, junto aos grandes laboratorios, e que sabemos que mais que qualquer um mortal comum, possuem o abalizado conhecimento de causa daquilo que vivem e investigam...