O CÉREBRO E A MENTE

20/04/2012 16:08

 

Um aspecto importante do Espiritismo e que desde quando comecei a estudá-lo me impressiona é a abrangência dos seus postulados. Esta Doutrina fascinante é uma teoria mais geral que nos fornece um modelo racional e abrangente da realidade do Espírito e da mente humana. Suas idéias correspondem, segundo o filósofo, grande escritor e orador espírita José Herculano Pires, "à síntese do conhecimento humano" e que tal síntese somente foi possível após o desenvolvimento de todas as outras disciplinas cientificas, tais como a geologia, a fisica, a quimica, a biologia, a astronomia, a antropologia e demais outras, para que o terreno pudesse ser nivelado e uma "espiritualidade cientifica" pudesse surgir no mundo. E ela surgiu então, muito propícia, porque o materialismo gerado no seio da "Ciência sem alma", já não mais atendia ao grito de todos aqueles que sentiam-se vazios num Universo sem Deus. A Doutrina supria a necessidade humana de ver a filosofia, a religião e a Ciência irmanadas e juntas descrevendo um Deus de misericordia e um Universo infinitos sob a linha de uma evolução levando tudo à perfeição.

A explicação dada por um punhado de cientistas da atualidade é coerente e está de acordo com que os neurocientistas sabem a respeito de como o cérebro se comporta diante de inúmeros fenômenos que o ativam a reagir de uma forma ou de outra. Mas é interessante que se diga também, a título de informação, que inúmeros outros cientistas desta área, inclusive brasileiros, como o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, psiquiatra e neurocientista, tem abordado tais fenômenos explicando-os de maneira a não desconsiderar a interferencia de "mentes desencarnadas".

Deve-se considerar que a explicação dada pela medicina convencional é aquela que os pesquisadores têm levado a efeito para estudar não só "o ouvir de vozes" como também, o comportamento das ondas cerebrais durante o sono, o comportamento do cérebro e suas sinapses durante uma sessão de hipnose, durante um transe mediúnico, além das reações do cérebro durante a visualização de diversos tipos de imagens e em todos estes estudos, as tecnologias mais modernas são utilizadas como a ressonância magnética nuclear e a tomografia funcional por emissão de pósitrons que produz uma imagem computadorizada do cérebro em tempo real no momento mesmo em que todas as reações acontecem.

E é necessário dizer que os estudiosos mais coerentes argumentam que em todas essas manifestações o que as imagens revelam são somente efeitos. Ou seja, a causa não é evidente.

O Dr. Sérgio e outros como a Dr. Marlene Nobre, o Dr. Décio Iandoli Jr. é que são mais ousados e avançam, indo mais além, e numa reavaliação dos resultados, concluem que a causa não pode ser fisica, ou genética, mas METAFÍSICA. Em outras palavras, eles são unânimes em declarar que a causa está no Espírito e no corpo espiritual ou perispirito, usando um termo do Espiritismo.

O Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, por exemplo, especializou-se no mapeamento e estudo detalhado da epífise ou glandula pineal,e nas suas pesquisas ele descobriu que esta glândula do tamanho de uma ervilha, localizada no centro do cerebro, é uma verdadeira antena de captação de informações oriundas ou do campo eletromagnetico que nos circunda ou de outros campos conforme a sua hipótese de trabalho,,, e que ela está preenchida por cristais de hepatita que vibram quando estimuladas eletromagneticamente, convertendo as informações recebidas em neuroquimica e neurotransmissores responsaveis pela estimulação do cerebro e ativação de suas funções. Segundo ele, os médiuns que ele estudou usando tecnologia sofisticada (como microscopia eletronica) em seu laboratorio da Unicamp, têm uma pineal com uma quantidade maior destes cristais do que os considerados menos sensitivos. Na sua clinica, ele se utiliza, no tratamento de doenças mentais, de médiuns pesquisadores que ficam lá rezando na cabeça do povo quando saem do consultorio e é claro com o consentimento deles mesmos. É uma espécie de tratamento complementar alternativo!! (E eu acho é massa!!!) Cientificamente já temos comprovação de que a fé e a prece são capazes de acelerar um tratamento e até mesmo curar!!

Mas por que essa digressão? Simples. Apenas pra colocar a questão que a Doutrina Espírita já aborda tais explicações há mais de 150 anos e que um estudo mais apurado nos faz enxergar isso. O Espiritismo é tal qual a Teoria da Relatividade Geral de Einstein que funciona como uma teoria mais abrangente em que a fisica de Newton está contida. Ou seja, A teoria de Einstein explica determinados fenomenos que a fisica newtoniana não alcança. E isso não significa que a fisica de newton está errada ou incompleta, ela apenas não aborda o estudo de fenomenos a velocidades proximas da luz, já que a teoria de Newton só contempla fenomenos a velocidades muito inferiores à da luz. (300 000 Kms)

Da mesma forma a Doutrina Espírita: ela é uma teoria mais geral que contempla aspectos e fenomenos complexos da mente e do Espirito que a Ciencia do mundo corporal ainda não alcança. Entretanto, vemos a parapsicologia (que faz um esforço para alcançar os fenomenos do espírito sob a ótica mais metafisica) se mostrando promissora a dar uma explicação justa e racional para tais manifestações. (Basta que se veja hoje o que se tem descoberto na area da transcomunicação instrumental).

Inumeros são os relatos de manifestações espirituais pelo mundo, tais como de videncia (ver almas do outro mundo!), de audição, de sensação, de pressentimentos, de premonições, de visualização do futuro próximo, de materializações de pessoas mortas recentemente, de deja vu, de sonhos premonitorios, de comunicação de pessoas falecidas atraves de aparelhos eletricos e imagens gravadas em camaras de segurança, de toques de mãos invisiveis estando a pessoa perfeitamente consciente...etc, etc, etc, e tantos e tantos outros que explicações simplorias como a postada por um tal sr. Fernando Martins ("Aos Que Ouvem Vozes") não é suficiente para abranger a todos eles... Ou seja, as evidencias em favor de uma realidade espiritual são gritantes!! Os pouquissimos fenomenos genuinamente tomados por conta de alucinação ou manisfestações simples do cerebro existem sim, isto é fato, mas não são os unicos a existirem isoladamente. Eles são na sua maioria efeitos e não causas.

"Há mais coisas entre o Céu e a Terra que duvida a nossa vã filosofia..."

Resumindo:

O corpo é uma imagem tridimensional do perispirito.
O perispirito é uma imagem multidimensional do Espirito.
O Espirito vive e se move através de um intermediario que é o perispirito e que possui caracteristicas semi-materiais (Pura Energia não-fisica!!)

E o cerebro é o hardware ou gabinete ou CPU,
e a mente é o software...

Sem o software, o hardware é um amontoado de celulas nervosas e massa cinzenta sobre a mesa de um legista e somente isso...!!


PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A GLANDULA PINEAL VER O VIDEO: www.youtube.com/watch?v=Y1IyBKUiWjE